quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Poupar mensalmente





No ano de 2012, comecei a registar, todos os gastos que fazia mensalmente, todos mesmo inclusive um café, que fosse!!
Guardo todas as facturas, registo os gastos, num caderno com os meses do ano e no final de cada mês faço as contas de quanto gastei.
Eu sabia que algumas coisas que comprava eram supérfluas, mas depois de ver os valores, acreditem que pesa muito na hora de pensar em comprar algo novamente.
Este processo permite-me vigiar de perto o orçamento e assim sei quando posso mimar-me com um pequeno luxo e quando tenho de me conter.
Cortei em muitas despesas, que é possível qualquer um de nós fazê-lo, por exemplo raramente vou tomar café, não tomo o pequeno-almoço, almoço, nem lanche fora.
Quando penso em jantar fora com amigos, normalmente o jantar é em casa, dividimos as tarefas e as despesas!
Não se deita comida fora em casa e tenta-se reutilizar os alimentos.
Não compro água engarrafada, porque o meu frigorífico tem filtro. Pode optar por comprar um jarro com filtro (vai recuperar o investimento inicial).
Há algum tempo frequentei um ginásio, contudo após a animação inicial, deixei de ir regularmente e era mais uma despesa. Por isso não pago mensalidade de ginásio e faço exercício físico na mesma. O exercício está disponível a todos de forma gratuita, basta sermos disciplinados, andar, correr, passear o cão, andar de bicicleta...
Cortar na factura do supermercado, que é onde vai uma grande percentagem do orçamento familiar, por exemplo compre apenas legumes e frutas da época, vá ao mercado, os produtos são de melhor qualidade e duram mais.  Em casa fizemos uma horta e consumimos muito do que temos. Aproveite também as promoções dos supermercados.
Ir ao supermercado, só com lista de compras!
Deixei de comprar bolachas, sumos, iogurtes, gelados porque faço em casa com a bimby!
Antes de comprar qualquer coisa, pondero se realmente preciso e não compro por impulso. Todos os anos antes de cada estação, desfaço-me do que não usei na estação anterior. Assim fico com a real noção do que tenho e do que necessito!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário