terça-feira, 19 de março de 2013

Risotto de perca

Risotto, mais um prato italiano, que foi entrando pelas nossas cozinhas e tornou-se frequente entre nós. O risotto ou arrozinho é originário do norte de Itália, pode ser preparado de várias maneiras e com quase todos os ingredientes.
Algumas pessoas têm receio de preparar um risotto, por achar que é difícil, mas penso que poderá arriscar e começar com uma receita básica sem muito ingredientes. A receita de hoje é simples. Se não quiser preparar o caldo de peixe, pode comprar já feito e apenas cozer o peixe. Não coloque a temperatura do fogão/placa muito alta e sempre que o arroz ficar sem caldo, vá adicionando mais caldo, sempre que necessário, pois vai tornar o risotto cremoso e assim irá cozer.
 
 
Ingredientes
4 tomates maduros ou uma lata de tomate das pequenas
2 postas de perca
1 alho francês
2 cebolas
chávenas de arroz arbóreo
100ml de vinho branco
2 cenouras
1 ramo salsa
2 talos de aipo
100 g de azeite
1 noz de manteiga
folhas de mangericão para decorar

Preparação
Numa caçarola colocar a perca a cozer em água com as duas cenouras, uma cebola, os talos de aipo e uma ramo de salsa. Quando a perca estiver cozida, desfie o peixe e reserve. Coe a água e reserve.
Coloque o azeite, numa caçarola e adicione a cebola picada finamente. Quando começar a ficar translúcida adicione o alho francês fatiado. Mexa e quando incorporar o alho francês adicione o arroz, envolva bem e deixe fritar um pouco, (soffrito em italiano). Adicione o vinho branco, e quando evaporar adicione os tomates aos cubos e envolva. Quando começar a ter pouco caldo, vá adicionando o caldo de peixe reservado.
Se o caldo já não estiver quente, aqueça-o primeiro antes adicionar.
Adicione conchas de caldo até o arroz estar cozinhado. Antes das últimas duas conchas de caldo, adicione as lascas de peixe. No final adicione a noz de manteiga e envolva. Tempere com sal e pimenta preta.
 

2 comentários: